Saiba o que significa o TWI (Tread Wear Indicator) do pneu de sua moto

Saiba o que significa o TWI (Tread Wear Indicator) do pneu de sua moto

10 de setembro de 2016 Dicas 0 Comments

o indicador de desgaste da banda de rodagem, um dos limites para o uso dos pneus de moto

Uma pergunta é freqüente entre os motociclistas que se preocupam com a segurança: quando devo trocar o pneu da minha moto?

Existe uma maneira fácil de se orientar sobre a hora certa de substituir um pneu desgastado por outro pneu , neste caso, da Pirelli, novo – o TWI.

A sigla vem do inglês Tread Wear Indicator, que significa indicador de desgaste da banda de rodagem. Todo pneu conta com o TWI, um filete de borracha disposto transversalmente aos sulcos em alguns pontos da banda de rodagem. Quando a altura dos gomos atingir o TWI está na hora de trocar o pneu.

Pela legislação brasileira, a profundidade mínima dos sulcos de um pneu de motocicleta é de 1,0 mm. Se o sulco atingir essa profundidade em qualquer ponto do TWI, o pneu deve ser substituído.

Onde fica?

Podemos localizar facilmente onde estão os TWI do pneu – há na lateral dos pneus a inscrição T.W.I. Naquela direção ele vai encontrar o filete de borracha indicando a altura mínima de uso do pneu.

Mas é bom lembrar ao motociclista que a troca do pneu só estará vinculada ao TWI se o pneu estiver em boas condições. Bolhas, cortes ou desgastes irregulares também podem condenar o pneu. Se houver algum desses defeitos, mesmo que a banda de rodagem não tenha atingido a profundidade mínima, o pneu deve ser trocado.

Fonte:Revistamotopneu.com.br

Equipe:MotosBR




About the Author


Join Discussion