Como verificar o nível de óleo de sua moto

Como verificar o nível de óleo de sua moto

22 de fevereiro de 2016 Dicas 0 Comments
Ao contrário dos carros, o nível de óleo da grande maioria das motos precisa ser verificado após ligar e desligar o motor por alguns minutos, o procedimento é descrito no manual do proprietário de sua moto, confira.

 

Se você medir sem ligar e desligar o motor, encontrará um nível alto, mas totalmente falso, porque não é assim que sua vareta medidora foi calibrada, não é assim que se mede o nível de óleo de motos, e você terá um grande prejuízo e colocará sua vida em perigo, porque um motor mal lubrificado mais cedo ou mais tarde irá travar (fundir).

Para verificar o nível do óleo da motocicleta, NÃO BASTA retirar a vareta medidora (ou conferir o visor) pela manhã e ver se o óleo se encontra dentro da faixa recomendada a indicação mostrará um resultado irreal. Veja o procedimento:

Motor 4 tempos com cárter banhado a óleo

  1. Ligue o motor e deixe-o na rotação de marcha lenta por alguns minutos.
  2. Desligue o motor, remova o medidor de nível de óleo e limpe-o com um pano seco.
  3. Dois ou três minutos após a parada do motor, com a motocicleta em posição vertical, introduza o medidor no motor sem rosque á-lo.
  4. O motor contém a quantidade suficiente de óleo se o nível estiver entre as marcas superior e inferior do medidor.
  5. Se o nível de óleo estiver próximo ou abaixo da marca inferior, adicione o óleo recomendado até a marca superior do medidor.

Maneira correta de verificar o nível de óleo do motor da moto

Motor de 4 tempos com cárter seco

  1. Dê a partida no motor e deixe o óleo aquecer totalmente.
  2. Deixe o motor em marcha lenta durante cerca de 3 minutos e desligue o motor. Remova o medidor de nível de óleo imediatamente e limpe-o com um pano. Com a motocicleta na posição vertical em local plano, verifique o nível de óleo introduzindo o medidor no tanque de óleo sem rosqueá-lo.
  3. O motor contém a quantidade suficiente de óleo se o nível deó leo estiver entre as marcas superior e inferior do medidor.
  4. Se o nível de óleo estiver próximo ou abaixo da marca inferior, adicione o óleo recomendado até a marca superior.

 

 

 

 

 

 

 

 

Inspeção de vazamento de óleo

Certifique-se de que não há vazamento de óleo em nenhuma parte do motor, nos tubos e mangueiras, etc. Se detectar vazamento de óleo, efetue o serviço de manutenção para eliminar o problema.

Para procurar vazamentos olhe as juntas do motor após estarem um pouco sujas. Se houver vazamento de óleo pelas juntas, o óleo segurará a poeira e ficará visível um contorno de poeira na junta.

Está faltando óleo na sua moto? Na moto peças padre cícero temos uma oficina completa com mecânicos especializados, faça a troca de seu óleo!

 




About the Author


Join Discussion