Você sabe como funciona a reserva de gasolina de sua moto?

Você sabe como funciona a reserva de gasolina de sua moto?

4 de janeiro de 2016 Sem categoria 0 Comments

Torneirinha de reserva de gasolina da moto, taí uma coisa que só as motos têm e que pode despertar muita dúvida na hora de usar.
O novato com motos muitas vezes pensa que é obrigatório usar a gasolina até a moto “pedir reserva” para só então reabastecer.
Isso é um erro a ser evitado. O ideal é nunca usar a reserva, por uma série de motivos.

Para começar, a reserva é apenas um duto mais curto colocado no fundo do tanque. Não existe um tanquinho de reserva separado lá dentro.

Não existe o risco de a gasolina da reserva ficar velha por falta de uso, porque ela é exatamente a mesma gasolina que você usa todos os dias, não há separação física.

Mas como o duto da reserva é mais curto, e toda a sujeira que entrar ou se formar no seu tanque de gasolina (água, poeira, detritos, corrosão) irá se acumular no fundo do tanque, justamente o local da reserva, essa gasolina sempre estará mais sujeita à presença de contaminantes.

Além disso, ao pedir reserva, o motor rateia, falha ao acelerar, dá umas engasgadas. Isso pode ser um grande risco no meio do trânsito pesado.

O próprio ato de acionar a torneirinha com a moto em movimento já é arriscado. Você precisa saber fazer isso no automático, sem precisar olhar.

Treine acionar a reserva, mas preferencialmente nunca a utilize.

Estabeleça uma quilometragem tipo meio tanque e sempre reabasteça antes de a moto pedir reserva; assim você estará evitando uma série de inconvenientes, como a necessidade de parar numa oficina para limpar a sujeira que foi para o carburador.

E um detalhe muito importante:

Muita gente anda por aí o tempo todo com a torneirinha na posição de reserva… na hora que precisar de verdade, vai ter de empurrar a moto até o posto, o que é muito perigoso.

Isso acontece porque a concessionária sempre entrega a moto com a gasolina na reserva. Eles colocam o mínimo apenas para a moto chegar até o posto mais próximo.

Aí o novato nem sabe desse detalhe do funcionamento da torneirinha e começa a andar permanentemente com o registro na posição de reserva.

Motos com Injeção Eletrônica geralmente não tem a torneira de combustível. No lugar dela, existe uma bomba de combustível que possui uma boia dentro do tanque, e que avisa quando a nível de combustível chega a um valor pré-estabelecido. Assim, uma luz no painel se acenderá e um novo hodômetro será iniciado, para que você saiba quanto já consumiu da reserva e quanto ainda resta.

 

Algumas motos podem possuir características diferentes das apresentadas neste artigo.

 

http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2013/07/como-usar-reserva-de-gasolina.html
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